domingo, 18 de outubro de 2009

Citado (I)


Criatividade como estilo de vida7


Já falei aqui no blog sobre a oficina de jornalismo cultural que participei no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que aconteceu em setembro, na cidade de Curitiba (PR). Hoje, compartilho com vocês o excelente conteúdo que o professor Paulo Negri Filho apresentou durante o workshop “Criatividade como estilo de vida”.
Para começar, é importante conceituar o que significa esta palavra. Segundo Filho, criatividade é uma técnica de resolver problemas: “é sair do comum, olhar com outra visão um fato e, principalmente, encontrar soluções simples e eficazes”.
Ao contrário do que muitos pensam, ser criativo não é inventar coisas complexas, mas sim, deter-se na simplicidade. Para comprovar esta tese de que pouco é muito no processo criativo, o palestrante apresentou o case antigo, mas muito vivo ainda hoje na memória das pessoas, do comercial da “Mamíferos da Parmalat”, lançado em novembro de 1997. Depois desta campanha, que não tinha efeito visual, artistas renomados, nem texto complexo; a Parmalat registrou um aumento de 20% em suas vendas.

Bastou um pouco de ousadia e percepção para algo aparentemente sem noção virar um sucesso. Na atividade jornalística também precisamos nos atentar para esses fatores a fim de criar um produto atrativo e agradável. A criatividade tem que estar presente em todas as profissões e, hoje, já não é mais um diferencial, mas, sim, uma necessidade profissional.
Durante a apresentação, o palestrante também apresentou o Teste de Torrance, que mede sua capacidade criativa fazendo dois exercícios. Dadas algumas formas gráficas simples, a pessoa é solicitada a usá-las, combiná-las ou a completar uma figura inacabada. Avaliadores julgam se os resultados são mais ou menos criativos, como nos exemplos a seguir.
torrance
Você também pode avaliar sua criatividade exercitando sua mente com as figuras abaixo. Para usar ou combinar uma figura, você pode aumentá-la, reduzi-la, alterar sua cor ou reproduzi-la várias vezes. Na combinação, você pode usar duas ou mais figuras. Force sua mente para obter figuras altamente criativas e originais.
torrance2
Depois de terminar o exercício, leia as características das pessoas muito criativas e verifique quais se destacam:
  • Fluência: o número de idéias, sentenças e associações que uma pessoa pode pensar quando apresentado a uma palavra, conceito ou problema.
  • Variedade e flexibilidade: a diversidade de diferentes soluções que uma pessoa pode encontrar quando solicitada a explorar os diferentes usos de alguma coisa ou a criar soluções para um problema.
  • Originalidade: a habilidade de desenvolver soluções potenciais que outras pessoas não conseguiram pensar.
  • Elaboração: a habilidade de formular uma idéia, de expandi-la e transformá-la numa solução concreta.
  • Sensibilidade a problemas: a habilidade de reconhecer o desafio central dentro de uma tarefa, bem como das dificuldades associadas a este desafio.
  • Redefinição: a capacidade de ver um problema conhecido sob uma perspectiva completamente diferente.
  • Tolerância à ambigüidade: a capacidade de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.
Como você avalia sua criatividade? Quais características você precisa desenvolver para aprimorar suas habilidades criativas? Mãos a obra!
by Ariane Aparecida Fonseca de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário